W3C

Em conformidade com:

20/11/2023

Nesta segunda feira, o MAPA - Ministério da Agricultura e agropecuária, reconheceu equivalência ao Serviço Federal de Inspeção ao   Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS VELHO CHICO . De competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), essa conquista tem um significado gigantesco para a Agropecuária regional, acima de tudo para a subsistência e crescimento econômico, social e cultural da região oeste e de todo o Estado da Bahia. Permanência do homem no campo, geração de emprego e renda, diminuição do êxodo rural, dentre dezenas de benefícios de uma reação em cascata e em efeito dominó do impulsionamento econômico de regiões outrora estagnadas na produção de alimentos e no estimulo às produções pecuárias devido a falta de incentivos. 

O papel da CAR, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional foi imprescindível para a obtenção de tamanha vitória para o setor produtivo no estado da Bahia, reconhecimento a nível federal das atividades a nível de inspeção.


O Serviço de Inspeção é um serviço público direito dos cidadãos e dever dos municípios implementarem. Os municípios que não têm sua legislação publicada abdicam do dever de atuação do município e permitem que as outras esferas do Estado executem a inspeção no município. 


A equivalência aos serviços de inspeção do MAPA representa um reconhecimento federal para o Consórcio Público do CDS VELHO CHICO, e que eleva os Serviços de Inspeção Municipais do Estado da Bahia a um patamar de excelência considerando a estrutura do MAPA e dos SIMs a nível de município.
O consumo de alimentos inspecionados representa uma evolução cultural para a sociedade nos dias atuais em que não é mais aceito socialmente servir as mesas das famílias sem saber a origem, a forma de fabricação, a qualidade da matéria prima, o prazo de validade, a composição nutricional, dentre as diversas exigências para atestar a qualidade higiênico sanitária do alimento.


Parabéns ao Serviço de Inspeção do CDS VELHO CHICO, aos prefeitos que entenderam a importância de ter uma lei nos municípios, a Secretária do CDS VELHO CHICO e ao presidente do Consórcio, Cássio Cursino.
#MAPA-SISBI-CDS VELHO CHICO



Autor:

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito